Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

DEFININDO PRIORIDADES EM NOSSO PLANEJAMENTO

Um dos grandes desafios na atualidade consiste em como estamos tomando decisões sobre a forma de usar nosso tempo. E, certamente, sempre nos deparando com as conseqüências dessas decisões. Muitas vezes não gostamos delas, em virtude da lacuna entre a maneira como usamos nosso tempo e o que acreditamos ser realmente importante em nossas vidas.
A forma como organizamos o nosso tempo em função do planejamento de nossa prática docente também ocorre desta forma. Deparamos-nos com a dificuldade para colocar as prioridades em primeiro lugar. A chave está em não dar prioridade à agenda, mas em agendar as prioridades. Para colocar as prioridades de sua prática no devido lugar, é de fundamental importância agendar as metas.
As vivências de leitura e escrita devem ter seus momentos objetivados a fim de proporcionar aos educandos os resultados esperados segundo a apropriação sistemática da escrita e a formação de leitores proficientes. Estas são capacidades que devem ser bem estruturadas e planejadas com dedicação. Desta forma, criamos uma estrutura em que as decisões de qualidade, baseadas na importância, podem ser feitas momento a momento oportunizando possibilidades de aprendizagem de forma significativa para o educando. Neste sentido, podemos nos orientar em verificar qual é a nossa missão como educadores. E, no mesmo aspecto, perceber e definir a nossa missão de vida percebendo as coisas que são fundamentais à satisfação humana.
Para direcionarmos nossa prática tendo como base estes princípios é necessário um envolvimento consistente com o planejamento de forma flexível. Desta forma é possível perceber os pontos positivos e negativos presentes no processo e as decisões mais importantes a serem tomadas. Assim, antes de organizar a próxima etapa, façam-se as seguintes perguntas: quais as metas que atingi? Deparei com quais desafios? Que decisões tomei? Ao tomar as decisões, consegui manter as prioridades em primeiro lugar?
Quando passamos a pensar no planejamento mais em termos de importância, começamos a ver o tempo de um modo diferente. Tornamos-nos mais energizados para colocar as prioridades no devido lugar de uma forma significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário